Torres Vedras Energia

Comunidade de Energia Renovável - Torres Vedras Energia

Com a publicação da legislação que cria a figura das Comunidades de Energia Verde no final de 2019, o Município de Torres Vedras encetou contactos com diversas entidades no sentido de avaliar a exequibilidade da implementação de uma comunidade de energia no território.

Dos trabalhos preliminares resulta a necessidade de aprofundar os estudos técnicos que permitam viabilizar a criação da entidade Torres Vedras Energia.

Tendo por base todo o território do Concelho, esta entidade será agregadora de investimentos e oportunidades de investimento em energias renováveis, que criem nos cidadãos e empresas uma cultura de poupança de energia e de participação no combate às alterações climáticas com a produção de energia e do seu consumo em pequenas e médias entidades locais.

O objetivo passa, ainda, por resolver problemas de pobreza energética devidamente enquadrados com políticas sociais, assim como por permitir a democratização do acesso à produção e consumo de energia elétrica por parte do cidadão comum – individual ou coletivo – manifestando vontade de autonomia face às empresas com monopólios de produção e distribuição da energia.