Torres Vedras

Localizado a apenas 30 minutos de Lisboa, Torres Vedras é um concelho que oferece qualidade de vida. Cidade, campo e mar conjugam-se com inovação, sustentabilidade, cultura e tecnologia. 

Porque deve escolher Torres Vedras para investir? 

01. O número de empresas sediadas em Torres Vedras é de 10.853, desde microempresas a empresas de logística internacional. Juntas geram um Valor Acrescentado Bruto (VAB) superior a 660 milhões de euros, um Volume de Negócios superior a 2.9 mil milhões de euros e empregam 30.350 pessoas (INE: 2018).

02. Com excelentes acessibilidades, o concelho de Torres Vedras situa-se 40 km ao norte de Lisboa, possui uma área de 400 km2, 20 km de costa e 80 mil habitantes, dispondo de várias zonas com aptidão para receber grandes instalações industriais.

03. Torres Vedras promove uma plataforma local para o crescimento verde e a economia circular.

04. As empresas que se instalem em Torres Vedras poderão ser isentas do pagamento de taxas sempre que estiverem em causa propostas de investimento consideradas relevantes para o Município.

05. Os impostos podem ainda ser reduzidos em operações urbanas que integram soluções para melhor desempenho ambiental.

06. As empresas com investimentos no município de Torres Vedras podem ser beneficiárias de fundos europeus com taxas de co-financiamento até 85%.

07. Torres Vedras tem uma forte ligação com instituições do ensino técnico-profissional e superior nas áreas da ciência, tecnologia e engenharia. 

 

 
Torres Vedras encontra-se apenas a 30 minutos do Aeroporto de Lisboa e a 45 minutos do Porto de Lisboa. Está integrada numa boa rede de auto-estradas (A8) e de caminhos-de-ferro (Linha do Oeste), que promovem uma ligação rápida e segura a todo o país e às principais fronteiras terrestres nacionais.

Empresas e Investidores encontram em Torres Vedras um ecossistema favorável à sua instalação e crescimento no território, onde se encontram diversos instrumentos que ajudam na promoção do investimento e empreendedorismo.

ATIVIDADE ECONÓMICA

Torres Vedras é o maior concelho do Distrito de Lisboa, com um assinalável crescimento económico aliado à preservação dos seus recursos naturais e ao compromisso para a sustentabilidade, revelando níveis excecionais de qualidade de vida.

O desenvolvimento económico e social, o posicionamento estratégico, as excelentes acessibilidades, a vitalidade empreendedora e a qualidade ambiental fazem de Torres Vedras um território privilegiado para investir, viver e visitar.

Em posição de destaque nos índices de desenvolvimento da Região Centro, Torres Vedras apresenta um tecido empresarial diversificado, dinâmico e empreendedor, nos diversos sectores económicos.

Conhecido como “concelho que alimenta o país”, pela sua notável produção agrícola e agro-industrial, Torres Vedras é sede de mais de 10 mil empresas, com um volume de negócios de cerca de 2.5 mil milhões de euros/ano, com destaque para os sectores do comércio e da indústria. O comércio externo e o turismo tiveram um significativo incremento na última década, prevendo-se o aumento dos seus indicadores de crescimento.

Torres Vedras apresenta um tecido empresarial diversificado, dinâmico e empreendedor, nos diversos setores económicos.

Uma densidade de 26 estabelecimentos por km2 e uma das mais altas taxas de emprego por conta própria do país comprovam a dinâmica empreendedora de Torres Vedras.

O crescimento da população prova a atratividade de Torres Vedras, um concelho onde a taxa de atividade se situa perto de 50%.

 

AGRICULTURA

O concelho de Torres Vedras é líder nacional nas produções vinícola e de hortícolas sob coberto, com 750 ha de estufas. Entre 2009 e 2016, o Valor Acrescentado Bruto das empresas deste setor aumentou 63%.

Com cerca de 1700 empresas em atividade, o setor primário registou um crescimento de empresas superior a 80% na última década, associado a um assinalável incremento das exportações. 

Em 2017, as empresas sediadas no concelho de Torres Vedras exportaram 160 milhões de euros em produtos agrícolas, animais e indústria agro-alimentar.

Em 2018 Torres Vedras e Alenquer (que representam duas Denominações de Origem (DOC) da região de Lisboa) receberam a distinção de Cidade Europeia do Vinho 2018.

 

INDÚSTRIA

A indústria é responsável por cerca de 35% do volume de negócios das empresas de Torres Vedras, com significativa atividade exportadora.

Este é um setor em franco crescimento, com destaque para as indústrias agro-alimentar, de produção de máquinas e eletrodomésticos, de distribuição e transporte, de metalurgia e metalomecânica, e de cerâmica para a construção civil.

Com acessibilidades excecionais, grandes áreas com aptidão para instalações industriais e com possibilidades de isenção de taxas municipais e de financiamentos da UE, o concelho de Torres Vedras emerge como um território privilegiado para os projetos de investimento industrial.

 

COMÉRCIO E SERVIÇOS

O comércio e os serviços não financeiros congregam cerca de 60% das empresas do concelho (mais de 6.000 empresas) e alcançam um volume de negócios de quase 1200 milhões de euros (cerca de 50% do total de todos os setores).

Este é setor mais pujante da economia local, empregando 12.600 pessoas (46% do total da população empregada) em múltiplas áreas de negócio.

A maioria dos bancos nacionais encontra-se representada através de 38 balcões, situados em diversas localidades do concelho.

 

TURISMO

Com 20 Km de costa, 11 praias com bandeira azul, relevante património monumental e líder na qualidade e preservação ambiental, Torres Vedras tem vindo a consolidar-se como um território promissor para o investimento turístico.

A autarquia possui um Plano Estratégico de Turismo Sustentável que pretende definir as linhas orientadoras e as ações conducentes ao desenvolvimento do turismo.

Torres Vedras orgulha-se de ser a primeira cidade portuguesa, e uma das primeiras da Europa, a vencer o prémio ambiental EUROPEAN GREEN LEAF.

  • Está no TOP 100 DOS DESTINOS SUSTENTÁVEIS.
  • É um território QUALITY COAST desde 2009.
  • É um MUNICÍPIO SUSTENTÁVEL reconhecido pelo prémio ECO XXI nos últimos 10 anos.
  • Está reconhecida como CIDADE DE EXCELÊNCIA nas áreas da mobilidade e acessibilidade, pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade.
  • Green Destinations: Prémio de cidade mais sustentável do mundo em 2018 na categoria de “Melhores Cidades e Comunidades”
  • Linhas de Torres Vedras - Monumento Nacional
  • Carnaval de Torres com meio milhão de visitantes em 2019